biblioteca virtual




A importância da Manutenção Preventiva e Corretiva



Para garantir a segurança do seu estabelecimento ou empreendimento, diversas diretrizes devem ser seguidas em relação a Manutenção de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndios.

 

 

Segundo a NBR 17240-2010 a manutenção preventiva e corretiva deve ser executada por técnicos habilitados e treinados, e após a manutenção o executante deve apresentar relatório de manutenção assinado e citando as condições de funcionamento do sistema, com hora, data e período de garantia dos serviços executados.

 

A Norma garante que a manutenção preventiva seja feita para manter o pleno funcionamento do sistema de detecção de incêndio, sendo que após qualquer alteração no projeto ou correções de falhas, devam ser apresentados nos relatórios atestando o perfeito funcionamento do sistema.

 

O roteiro de manutenção preventiva consiste em diversas atividades, que vão desde a medição de correntes e tensões até ensaios e verificações de possíveis alterações no projeto.

 

A manutenção preventiva deve ser definida levando em conta a dimensão da instalação, área protegida, quantidade de detectores, tipos de ambientes, presença de poeira, vapores, insetos e nível de confiabilidade desejada, não podendo ultrapassar 3 meses entre a periodicidade das manutenções.

 

Ainda segundo a Norma o usuário final é responsável pela manutenção preventiva e corretiva do sistema de detecção, alarme e combate a incêndios.

 

Deixe seu sistema sempre em perfeito funcionamento. Pequenos detalhes podem salvar vidas.

 

Entre em contato conosco para saber mais sobre Manutenções em Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio.

 

Para a AMG’E, sua segurança é nossa satisfação.

 

Camille

 

Deixe seu comentario